Traduzir para outro idioma

domingo, 18 de janeiro de 2015

Teoria Musical - Aula 2

NOTAÇÃO MUSICAL - I

Notação Musical é o conjunto de símbolos utilizados para representar a escrita musical, tais como: claves, figuras rítmicas, barras, pauta ou pentagrama, entre outros exemplos que veremos a seguir. Vamos conhecer os principais elementos que compõem a notação musical.

PAUTA OU PENTAGRAMA

É um conjunto de 5 linhas e 4 espaços onde são escritas as notas musicais e diversas outras notações, como as claves, fórmulas e barras de compasso, entre outas.

As linhas e os espaços do pentagrama são sempre contados de baixo para cima.


Embora sejam inúmeros os sons empregados na música, para representá-los bastam somente sete notas: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si. E a medida que estas notas vão ficando mais agudas seus nomes vão se repetindo.


As notas musicais são escritas nas linhas e nos espaços do pentagrama

CLAVES

Para sabermos os nomes das notas no pentagrama utilizamos as claves. Elas são escritas no início do pentagrama e a nota que estiver na mesma linha da clave receberá seu nome.

 Existem três tipos de claves:


A Clave de Sol é assinada na 2ª linha. Portanto, quando o pentagrama é iniciado com esta clave, toda nota escrita na 2ª linha será sol.


A Clave de Fá é assinada na terceira ou na quarta linha do pentagrama.



A clave de Dó pode ser escrita na 1ª, na 2ª, na 3ª ou na 4ª linha.


 Antes das notas receberem os nomes que nós conhecemos como DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI, os sons musicais eram representados pelas sete primeiras letras do alfabeto.


As claves de Dó, Fá e Sol são respectivamente, as letras C, F e G.

Antigamente as partituras eram escritas à mão e com o passar do tempo a escrita da clave foi sendo deformada por aqueles que a copiavam até serem convencionadas ao símbolo que conhecemos hoje.

Formas antigas das claves:

Clave de sol

 

Clave de fá



Clave de dó


A clave de sol é assinada na 2ª linha do pentagrama. Isso significa que a nota que estiver nesta linha será SOL.

No pentagrama as notas mais agudas (notas seguintes) são escritas nas linhas e espaços mais altas e as notas mais graves (notas anteriores) são escritas nas linhas e espaços inferiores. Sabendo disso, basta somente termos o nome de uma nota no pentagrama para poder descobrir o nome das outras. Veja o exemplo com a Clave de Sol:

 A clave de sol é própria para grafar notas de instrumentos agudos, como: violino, flauta, oboé, violão, guitarra, saxofone, trompete, clarinete, gaita, cavaquinho, bandolim, entre outros.


Na clave de fá da 3ª linha teremos as seguintes notas no pentagrama:


 E na clave de fá da 4ª linha teremos estas notas no pentagrama:



A clave de fá é própria para grafar notas de instrumentos graves, como: violoncelo, contrabaixo, fagote, trombone, tuba, entre outros.


Na clave de dó da 1ª linha teremos as seguintes notas:


Na clave de dó da 2ª linha teremos as seguintes notas:


Na clave de dó da 3ª linha teremos as seguintes notas:



E na clave de dó da 4ª linha teremos as seguintes notas:

Sem as claves não há como identificar o nome das notas. A clave de dó na terceira linha também é chamada de Clave de viola. Encontra-se, principalmente, em partituras para viola e ainda em partes para trombone contralto e oboé da caccia.

Nas próximas postagens veremos mais sobre como as notas são identificadas na partitura e como são localizadas nos instrumentos mais comuns como piano, teclado, violão, guitarra e em alguns instrumentos de sopro. Se você gostou de conhecer as claves saiba que ainda vamos ver muito mais sobre as claves nas próximas postagens.

Até a próxima! :)


0 comentários:

Postar um comentário