Série Harmônica
No texto anterior falamos a
respeito dos experimentos que Pitágoras realizou com uma corda, sobre as
diversas frequências que foram percebidas por ele, e pelos cálculos matemáticos
por ele realizados e as conclusões que ele obteve desta experiência. Agora abordaremos
outro assunto, que dá continuidade e melhores esclarecimentos a respeito do
assunto anterior e que também é fruto dos estudos de Pitágoras: Série Harmônica.
Acredito que poucos têm
conhecimento deste assunto, seja por ser considerado por alguns, algo puramente
teórico (ou seja, sem aplicação prática) ou por ser considerado por outros como
algo complexo demais, possível de ser interpretado somente por matemáticos e
físicos. Mas na verdade ao estudarmos série harmônica, passamos a entender
melhor como funciona a lógica da harmônica e da melodia, sendo que, para
muitos, harmonia (acordes, intervalos, dissonâncias, contraponto, improvisação,
etc.) é algo complexo, místico, difícil de entender e de explicar, fazendo com
que muitos músicos a entendam e a desvendem por meio de experimentações, o que
também faz parte (improvisação envolve experimentos musicais), mas quando você
possui o conhecimento teórico o caminho se torna bem mais curto.
Lá pelo século VI antes de Cristo, Pitágoras afirma, através de seus experimentos e pesquisas, que para um som qualquer ser considerado como som musical ele deve possuir algumas características físicas, como por exemplo, oscilações bem definidas (independente de o som ser emitido por um instrumento ou por uma fonte natural) resultando em uma fonte ondulatória regular. Entende-se, no caso por oscilações bem definidas o fato de que um som musical, na grande maioria das vezes, ocorre de forma sustentada (pouco ou muito), de maneira que sua característica de oscilação se mantém por alguns ou por muitos ciclos, diferente dos ruídos (sons não musicais).
Lá pelo século VI antes de Cristo, Pitágoras afirma, através de seus experimentos e pesquisas, que para um som qualquer ser considerado como som musical ele deve possuir algumas características físicas, como por exemplo, oscilações bem definidas (independente de o som ser emitido por um instrumento ou por uma fonte natural) resultando em uma fonte ondulatória regular. Entende-se, no caso por oscilações bem definidas o fato de que um som musical, na grande maioria das vezes, ocorre de forma sustentada (pouco ou muito), de maneira que sua característica de oscilação se mantém por alguns ou por muitos ciclos, diferente dos ruídos (sons não musicais).
Esta vibração é composta por um
som gerador (1ª nota, ou podemos chamá-la também de fundamental) e outros sons
definidos de intensidade menor e maior frequência (mais agudos) ao qual
chamamos de SONS HARMÔNICOS ou SÉRIE HARMÔNICA.
A Série Harmônica apresenta uma
relação intervalar característica e imutável de origem natural ou física. Vamos
pegar como exemplo uma corda de um instrumento qualquer (violão, piano,
violino, violoncelo) e supondo que esta ao vibrar soe a nota Dó, notaremos que
ao vibrar em toda a sua extensão, também vibra em sua metade, em sua terça
parte, em sua quarta parte, quinta parte, etc., produzindo sons cada vez mais
agudos.
Ao movimento de ida e
volta da corda chamamos de ciclo. E à quantidade de ciclos que a corda realiza
em um segundo chamamos de frequência que é medida em Hertz. Ao tocarmos a corda
mencionada anteriormente (Nota Dó) temos o primeiro ciclo. No segundo ciclo a
corda se divide ao meio reproduzindo a mesma nota anterior, porém com o dobro
da frequência, ou seja, uma oitava acima. No terceiro ciclo a corda se divide
em três partes soando uma nota equivalente ao quinto grau do som gerador uma
oitava acima, neste caso, a nota sol, correspondendo ao intervalo de 12ª da
nota fundamental. No quarto ciclo ela se divide em quatro partes, onde cada
quarta parte soará a nota fundamental duas oitavas acima. No quinto ciclo ela
se divide em cinco partes, sendo cada quinta parte correspondente ao intervalo
de 17ª, ou seja, o mi duas oitavas acima da fundamental. E essa subdivisão
prossegue de forma infinita.
A Série Harmônica é fisicamente
infinita, e suas primeiras 16 notas surgem, ao subdividir uma corda vibrante
(experiência de Pitágoras) em 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7, etc. parte iguais.
No gráfico abaixo é possível ver
as 16 primeiras notas da série harmônica com a fundamental (som gerador) em DÓ.
Podemos observar que assim como a
fração correspondente à metade do comprimento da corda corresponde à oitava da
fundamental, a quarta parte dela corresponde a duas oitavas acima da
fundamental, a oitava parte corresponde a três oitavas acima e assim
sucessivamente. Da mesma forma, o som correspondente à sexta parte do som
gerador soa uma oitava acima da terça parte, que neste caso é sol. O som
correspondente à décima parte soa uma oitava acima do som correspondente à
quinta parte.
Em alguns instrumentos é possível
produzir harmônicos superiores sem a nota fundamental estar presente. Em um
instrumento de cordas, se beliscarmos uma das cordas com um dedo da mão direita
enquanto tocamos levemente, sem pressionar, esta corda com um dedo da mão
esquerda em determinadas regiões do braço do instrumento podemos ouvir
distintamente o harmônico correspondente, porque na verdade os outros
harmônicos são eliminados (ou sua intensidade é reduzida). Aproximadamente na
mesma época em que Pitágoras realizava experimentos com o monocórdio (instrumento
que possuía uma corda somente) os chineses também realizavam pesquisas com
harmônicos através de flautas.
Este assunto pode até parecer um pouco chato (ou não) para alguns, ou teórico demais, mas acreditem, entendendo melhor a Série Harmônica é possível entender melhor a formação das escalas e consequêntemente a aplicação delas na improvisação e na harmonia (assuntos que serão abordados nos próximos tópicos). Um abraço a todos e até a próxima!!! ;)
Este assunto pode até parecer um pouco chato (ou não) para alguns, ou teórico demais, mas acreditem, entendendo melhor a Série Harmônica é possível entender melhor a formação das escalas e consequêntemente a aplicação delas na improvisação e na harmonia (assuntos que serão abordados nos próximos tópicos). Um abraço a todos e até a próxima!!! ;)
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